Curiosidades: Conheça a origem do tijolo cerâmico

O tijolo cerâmico tem um amplo uso na construção civil e um baixo impacto ambiental. Nesse viés, é interessante conhecer a origem do material e suas particularidades. Confira algumas informações que separamos sobre o início da sua produção.

Os primeiros relatos sobre a utilização de tijolos cerâmicos datam 7500 a.C na região do Oriente Médio. Naquele período os tijolos eram um avanço na construção, pois permitiam edificações com maior resistência e durabilidade, principalmente em questão de temperatura e umidade.

A ampliação do seu uso também aconteceu pela escassez de madeira e rochas, materiais que eram bastante utilizados nas construções daquela época. Uma curiosidade é que os tijolos eram unidos por meio de betumes e palhas. Hoje, é comum o uso da argamassa para essa função.

Muito tempo depois, após a expansão e evolução do material, a revolução industrial também afetou a confecção de tijolos, de pequenas oficinas para fábricas enormes. Essa mudança diminuiu custos da fabricação e facilitou a produção em larga escala.

Hoje, a área de produção cerâmica possui várias padronizações, certificações e procedimentos para oferecer um produto de alta qualidade com responsabilidade ambiental.

Conheça o trabalho da Cerâmica TupiGuarani, são mais de 50 anos no mercado com uma produção de mais de 6 milhões de peças por mês.

Siga também nas redes sociais

Facebook Instagram

Até a próxima.

Como economizar em uma obra? Veja 3 dicas valiosas que toda construtora precisa conhecer

Para economizar na sua obra, é importante seguir algumas recomendações básicas. Confira as dicas que separamos para ajudar no orçamento e evitar prejuízos.

1 – Contrate uma equipe qualificada

Uma equipe qualificada é essencial para otimizar os custos dos insumos de uma obra. Profissionais mais experientes conseguem gerenciar melhor o uso de recursos e evitam desperdícios. Além disso, também podem propor ideias inovadoras para economizar ou reutilizar materiais.

2 – Faça o uso de materiais e equipamentos de qualidade

É essencial optar por materiais e equipamentos certificados. Escolher as opções mais baratas e sem qualidade, pode gerar prejuízos no futuro e atrapalhar o orçamento da obra. Pesquise e escolha itens com garantia de qualidade e custo-benefício.

A Cerâmica TupiGuarani trabalha com produtos com maior durabilidade e baixo impacto ambiental. Conheça nosso catálogo.

3 – Tenha a tecnologia como uma aliada

A tecnologia poder ser uma grande aliada na obra para economizar tempo e recursos. Com o uso de softwares, você pode prever a quantidade de material e evitar compras desnecessárias. Além disso, a tecnologia também ajuda na detecção de erros, o que auxilia na prevenção de falhas e evita prejuízos maiores.

Facebook | Instagram

Até a próxima.

Treinamento NR11 e NR12

Sempre com o intuito de valorizar e profissionalizar ainda mais o mercado, foi realizado um treinamento especial para aprimoramento em relação as NR11 e NR12.

Em parceira com o CBM –Centro Biomédico e Segurança e Medicina do Trabalho na ultima semana uma turma de 13 pessoas, entre funcionários e sócio administrativo da Cerâmica Tupy e funcionários da Cerâmica São Paulo participaram do Treinamento de 8h sobre NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais e NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos conforme exigência do MTE.

O objetivo do curso foi capacitar os trabalhadores na operação segura de máquina autopropelida (Escavadeira e Pá Carregadeira), abrangendo as etapas teóricas e práticas conforme as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

Todos os participantes já exercem a função de Operadores de Máquinas Pá Carregadeira e Escavadeira porém tiveram a oportunidade de obter mais conhecimento em relação a segurança, manuseio e movimentação dos máquinas. Para passar as informações recebemos os Técnicos de Segurança Luana da Rosa Costa e Ronei Vagner Alves do CBM –Centro Biomédico e Segurança e Medicina do Trabalho.

O treinamento é uma das várias iniciativas realizadas na região em prol da melhoria da qualidade de produção e dos nossos produtos para o consumidor.

Blocos Estruturais Cerâmicos e a Sustentabilidade

Você sabe qual é a relação entre os blocos estruturais cerâmicos e a sustentabilidade? Os produtos cerâmicos são a primeira escolha para projetos que procuram sustentabilidade. Ou seja, o uso do bloco estrutural cerâmico na construção civil pode ser um aliado do meio ambiente.

Os blocos estruturais emitem menos gás CO² na atmosfera, além de consumir menos água em relação aos blocos e paredes de concreto.

Aquecimento global

Ao construir uma casa de 36m² com parede de concreto, será emitido 12 toneladas de gás CO² na atmosfera. Mas se essa mesma casa for construída com blocos de concreto, lançará apenas 6 toneladas de gás CO². Quando construídas milhares de casas, a diferença é ainda mais surpreendente.

Consumo de água

Ao construir aquela mesma casa de 36m² com parede de concreto, 158m³ de água serão consumidas. Com um grande número de construções, como 12 milhões de casas, serão 316 milhões de m³ de água a menos no planeta. Se forem utilizados blocos de concreto, cada casa consumirá 71m³. Mas se você optar por blocos cerâmicos, serão consumidos apenas 25m³ de água para cada casa.

Ou seja, uma parede feita de blocos cerâmicos necessita de 65% menos água do que com bloco de concreto e 84% a menos que a parede de concreto.

Já as paredes com blocos cerâmicos têm impacto 66% menor na emissão de gases de efeito estufa que as paredes de concreto.

Além disso, os produtos cerâmicos consomem até 43% menos recursos naturais não renováveis que os produtos de concreto, e são 100% recicláveis.

Sabendo disso, podemos afirmar que é possível realizar construções de qualidade proporcionando todo conforto e ainda assim, preservar o planeta e seus recursos naturais.

Escolha a sustentabilidade. Escolha materiais cerâmicos. Escolha a Cerâmica TupiGuarani.

Bloco estrutural cerâmico – seu aliado na decoração

O bloco estrutural cerâmico ganhou um espacinho na decoração de interiores. Por ser um item multifuncional,                 ele se aplica a todos os estilos de decoração.

Vamos ver algumas vantagens de utilizar esse material para decoração de ambientes?

O bloco estrutural cerâmico tem duas funções: enquanto atua na alvenaria, ele supre as necessidades de cabeamento e encanamento. Além disso, permite que as paredes já sejam construídas com o acabamento desejado.

A versatilidade é mais uma das vantagens do bloco estrutural. As possibilidades de utilizá-lo são várias, tanto em paredes externas, quanto internas, e ainda oferecendo um efeito de tijolinho à vista, deixando sua decoração inovadora e estilosa. Aplicá-lo em lofts inteiros, corredores ou escritórios com estilo de galpão industrial é uma boa opção.

Acreditamos que a maior e melhor vantagem do bloco estrutural é a economia. Sabemos que é importante impermeabilizar as peças para conservar sua aparência, e essa impermeabilização pode ser feita com um simples verniz acrílico, tornando uma opção muito barata de acabamento. Além disso, os blocos são resistentes e duráveis, ou seja, você não precisará se preocupar com eles por um bom tempo.

A decoração com blocos estruturais é curinga, afinal, combina com diversos estilos e cores. Por ter um efeito visual neutro, você pode deixar seu ambiente com diversos estilos, de clássico, rústico e romântico, até moderno. Basta pensar nos acessórios, como cortinas, cores, móveis, tapetes e etc.

O uso do bloco estrutural para a decoração de ambientes oferece personalidade a qualquer projeto de interiores, deixando o ambiente original e único.

Agora que você já conhece outras formas de utilizar esse material, dá uma olhada nos nossos produtos pelo site: http://ceramicatupiguarani.com.br/our-projects/

Construindo confiança

Estar por dentro da história de seus parceiros, seus objetivos, valores e visões faz com que você conheça melhor quem está junto de você. Durante a vida profissional, todas as pessoas seguem valores, trabalham em prol do que acreditam e do que consideram importante.

Nós escolhemos a construção civil, ou melhor, ela nos escolheu. Fazer o que gostamos não traz apenas satisfação durante os dias de trabalho, o que já é maravilhoso. Fazer o que gostamos garante a qualidade do serviço e o contentamento dos clientes.

Uma empresa do ramo cerâmico que entende a importância de uma construção, da qualidade dos materiais, e do compromisso com o cliente não é apenas uma empresa de cerâmica.

A Cerâmica TupiGuarani é mais do que isso. Não queremos fazer apenas materiais cerâmicos. Queremos criar laços para concluir construções de sucesso.

Construir confiança é o que utilizamos como base para nossa produção. E melhor do que construir confiança, é mantê-la e nunca a quebrar.

Totalmente automatizada e com uma equipe de mais de 100 funcionários capacitados para monitorar e exercer cada etapa da produção de cerâmicas, a TupiGuarani garante o melhor resultado para sua obra.

Do início ao fim a TupiGuarani oferece o suporte que você merece. Desde o processo de extração da matéria prima, até a logística para entregar os materiais aos clientes com segurança e praticidade.

Quer o melhor para sua obra? Invista em cerâmica de qualidade. Invista em cerâmica TupiGuarani.

Faça um orçamento conosco! http://ceramicatupiguarani.com.br/faleconosco/ | contato@ceramicatupiguarani.com.br

Mais segurança na sua obra

Ter segurança na hora de construir é fundamental. Segurança de que cada etapa será finalizada no prazo, de que a equipe será excelente, que os materiais serão de qualidade, que a entrega dos mesmos não vai atrasar… É importante ter segurança em vários momentos e etapas de uma construção.

Mas sabemos que, infelizmente, nem tudo está sob nosso controle e nem tudo depende apenas de nós, porém, podemos facilitar na hora de tomar decisões. Escolher fornecedores e parceiros de confiança lhe deixará muito mais seguro.

Obra boa é obra que cumpre o prazo estipulado e a qualidade prometida. E sabe como a Cerâmica TupiGuarani pode lhe ajudar?

A logística da Cerâmica TupiGuarani é pensada cuidadosamente para garantir um atendimento diferenciado para seus clientes. Agilidade e rapidez são a base para ter um dos menores prazos de entrega do setor.

As entregas são feitas para todo Sul do Brasil contando com uma frota própria de caminhões e com uma equipe qualificada.

Escolha bem seus parceiros e fornecedores, e receba sua encomenda no prazo e com a qualidade que seus clientes merecem!

Entre em contato! (48) 3263-3503 ou contato@ceramicatupiguarani.com.br

Responsabilidade socioambiental – contribuindo para um mundo melhor

A responsabilidade ambiental é uma forma de proteção ao meio ambiente para a atualidade e para as gerações futuras. A TupiGuarani como fábrica de cerâmica, faz a sua parte em prol a sustentabilidade. Saiba como:

  • Reutilização da madeira: Durante o processo da queima, a TupiGuarani utiliza como combustível as madeiras que seriam descartadas por outras empresas na natureza ou na cidade, diminuindo a poluição ambiental e o risco de propagação de doenças.
  • Utilização de resíduos de fundição: O resíduo de fundição de outras empresas que seria descartado na natureza é reaproveitado pela TupiGuarani, mantendo a qualidade da massa da cerâmica e reaproveitando um resíduo que poderia ser prejudicial quando descartado de forma incorreta.
  • Recuperação de jazidas: A fim de amenizar o impacto ambiental, a Cerâmica TupiGuarani cultiva na sua fábrica plantios de espécies nativas de plantas e criação de animais.
  • Controle de emissão: A TupiGuarani faz um controle constante de suas emissões com profissionais qualificados, a fim de minimizar a poluição do meio ambiente pelos gases do efeito estufa.
  • Reutilização de água: Utilizando a água da chuva, a Cerâmica TupiGuarani cria aves, peixes e mamíferos na sua unidade, além de manter um lago que auxilia em diversas situações, como molhar as estradas e evitar o excesso de poeira para os moradores da região.

A Cerâmica TupiGuarani também faz sua parte quando falamos em responsabilidade social. A qualidade de vida dos colaboradores da empresa e seus familiares é de grande importância.

  • Bem estar: A TupiGuarani construiu casas a preço de custo para seus colaboradores, flexibilizando as formas de pagamento e realizando o sonho da casa própria para muitas famílias.
  • Preocupação com a saúde da comunidade: São realizadas frequentemente campanhas de vacinação para a comunidade na unidade da TupiGuarani, incluindo os colaboradores, seus familiares e moradores da região, a fim de ajudar os órgãos de saúde a atender a demanda de vacinas da população.
  • Preocupação com o ensino das escolas: Incentivando o ensino e educação não apenas de seus colaboradores, como também de toda a comunidade, a TupiGuarani ajuda as escolas da comunidade doando uniformes para a prática de esportes e serviços para a melhoria das salas de aula. Afinal, a TupiGuarani acredita que é através do ensino que conseguimos melhorar as condições de vida da sociedade.

 

Essas e várias outras atitudes da Cerâmica TupiGuarani mostram como uma empresa humanitária faz diferença na sociedade.

Obras residenciais: Saiba como iniciar a sua

Como toda construção, as obras residenciais são realizadas a partir de várias etapas. Desde o projeto de arquitetura, os serviços de preparação de terreno, até chegar aos acabamentos finais.

Podemos dizer que são 4 fases essenciais, confira:

  • Estrutura, que abrange fundação, pilares, vigas e laje:

A estrutura é a base da obra, pois qualquer problema pode comprometer a construção. Por isso, é indispensável a utilização de materiais de extrema qualidade.

A fundação transmite as cargas da construção ao solo, ou seja, é projetada de acordo com a carga que irá receber e o tipo de solo em que será construída.

Os pilares têm a função de transmitir as cargas das vigas e lajes para as fundações.

As vigas são na horizontal e são responsáveis por transferir o peso da laje para os pilares, estruturando a obra.

A laje é a superfície plana horizontal que constitui um pavimento ou teto da construção. Recebe diretamente as cargas, transferindo-as para as vigas, e assim por diante.

 

  • Alvenaria:

A segunda etapa da construção pode ser convencional ou estrutural.

A alvenaria convencional é feita com concreto armado e sua principal função é a vedação com a construção de paredes que vão separar os ambientes, além do fechamento de vãos entre vigas e pilares.

Já a alvenaria estrutural dispensa armações de ferro e aço. Ela utiliza blocos de concreto, tendo como função a vedação e a estrutura.

 

  • Cobertura;

A cobertura protege a edificação das águas pluviais, sol, ventos e etc., além de contribuir para o conforto termoacústico. Essa construção pode ser feita de pedras minerais, vidros, madeira e concreto.

O telhado é a cobertura mais utilizada na construção civil, caracterizado por uma estrutura de apoio revestida com telhas.

Após o telhamento, há o sistema de captação de água, que conduz as águas das chuvas para onde o projeto arquitetônico definir.

  • Acabamento

O acabamento reúne a realização de diversos serviços, como assentamento de revestimentos de pisos, paredes e forros, passagem de fiação e finalização de instalações elétricas, pintura em geral e etc., ou seja, essa é uma fase de detalhes.

Essa normalmente é a parte mais demorada e cara da obra, mas há opções para todos os bolsos.

É muito importante ter uma equipe capacitada e materiais de qualidade para um bom resultado na sua construção.

Acesse o site www.ceramicatupiguarani e conheça os melhores materiais para sua obra.

 

Economize na construção

Construir a casa própria é uma opção mais barata do que comprar uma pronta, mas ainda assim, uma construção é custosa. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, é importante saber que nem tudo que é mais caro, é melhor.

Existe uma forma de reformar ou construir sua casa dos sonhos gastando um pouco menos e sem perder a qualidade. Confira:

  1. Contrate um profissional qualificado: Ter o auxílio de um arquiteto pode ajudar muito no seu projeto, afinal, ele sabe as melhores técnicas, a mão de obra com melhor custo-benefício e onde encontrar parceiros com bons materiais. É importante economizarmos em muitas situações, mas contratar um profissional capacitado pode ser uma mão na roda. E lembre-se, o barato pode sair caro.
  2. Questione os projetos: Alguns itens no projeto podem não ser tão relevantes e cortá-los da sua obra pode não ter problema algum. Questione e consulte a relevância de cada detalhe da sua nova casa, pois simplificar pode gerar uma boa economia.
  3. Faça vários orçamentos e negocie: Pesquise e faça orçamentos com vários fornecedores, e se possível, compre uma grande quantidade de uma vez só. Assim, você pode negociar um bom desconto e mais prazo para pagamento.
  4. Pense pós construção: Os gastos não aparecem somente na hora de construir. Pense também em quando você estiver morando e escolha materiais que sejam sustentáveis e que farão você economizar na hora de pagar as contas de luz e água, como torneiras economizadoras e luminárias eficientes com lâmpadas LED.
  5. Escolha bem seus canos e cabos: Novamente pensando no futuro, caso você encontre problemas com seus canos ou cabos, é necessário quebrar paredes para substituí-los ou consertá-los, então invista nesses materiais para a economia não dar dor de cabeça e mais prejuízo lá na frente.
  6. Invista em cimentos e estruturas: Prefira economizar nos revestimentos e elementos superficiais, mas tenha uma construção sólida e duradora com cimentos e estruturas de qualidade.
  7. Faça somente o necessário: Seja racional ao tomar as decisões e pense no espaço que você realmente precisa. Fique atendo para que o tamanho da obra e os custos não fujam do seu controle.

Seguindo essas dicas, o seu sonho da casa própria estará ainda mais perto de se tornar realidade. Planeje bem, avalie o processo e tome boas decisões para cortar as despesas desnecessárias. Boa sorte! 😊