Curiosidades: Conheça a origem do tijolo cerâmico

O tijolo cerâmico tem um amplo uso na construção civil e um baixo impacto ambiental. Nesse viés, é interessante conhecer a origem do material e suas particularidades. Confira algumas informações que separamos sobre o início da sua produção.

Os primeiros relatos sobre a utilização de tijolos cerâmicos datam 7500 a.C na região do Oriente Médio. Naquele período os tijolos eram um avanço na construção, pois permitiam edificações com maior resistência e durabilidade, principalmente em questão de temperatura e umidade.

A ampliação do seu uso também aconteceu pela escassez de madeira e rochas, materiais que eram bastante utilizados nas construções daquela época. Uma curiosidade é que os tijolos eram unidos por meio de betumes e palhas. Hoje, é comum o uso da argamassa para essa função.

Muito tempo depois, após a expansão e evolução do material, a revolução industrial também afetou a confecção de tijolos, de pequenas oficinas para fábricas enormes. Essa mudança diminuiu custos da fabricação e facilitou a produção em larga escala.

Hoje, a área de produção cerâmica possui várias padronizações, certificações e procedimentos para oferecer um produto de alta qualidade com responsabilidade ambiental.

Conheça o trabalho da Cerâmica TupiGuarani, são mais de 50 anos no mercado com uma produção de mais de 6 milhões de peças por mês.

Siga também nas redes sociais

Facebook Instagram

Até a próxima.

Comentários

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *