Dicas: tipos de tijolos para sua obra

No planejamento de uma obra, a definição dos materiais é uma etapa fundamental. Uma dúvida comum está relacionada aos tipos de tijolos e suas recomendações. O uso pode variar pela estética, tipo de estrutura, acabamentos e afins. O tijolo é um material que interfere diretamente na segurança e estilo da construção. O tipo mais comum é o cerâmico, produzido por meio da queima da argila. Existem muitas variações de acordo com as dimensões e furos, porém alguns são mais utilizados, como tijolo de furo, baiano, bloco estrutural e tavelas.

Tijolo de furo

Mais comum, fácil de encontrar nas lojas de materiais de construção, esse modelo serve geralmente para vedação, pois não suporta cargas estruturais. Pode variar entre 6, 8 e 9 furos.

Tijolo baiano

Também conhecido como bloco cerâmico de vedação, apresenta ranhuras que facilitam a aderência da argamassa. Geralmente é utilizado para a construção de muros e paredes, porém sem função estrutural. Também contribui para o isolamento térmico.

Bloco estrutural

Bloco cerâmico com furos na vertical, é geralmente usado na alvenaria estrutural, pois apresenta uma função de sustentação. Paredes construídas com esse material sustentam o peso da laje e cobertura do imóvel. Também é isolante térmico e acústico.

Tavelas

São tijolos cerâmicos específicos para construção de lajes pré-moldadas ou pré-fabricadas. Geralmente as tavelas são usadas para preencher os espaços entre as treliças.

A Cerâmica TupiGuarani trabalha com produtos de alta qualidade para sua obra. Confira nosso catálogo.

Siga também nas redes sociais

Facebook Instagram

Até a próxima.

Comentários

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *