Materiais cerâmicos na indústria aeroespacial

Você sabia que materiais cerâmicos são utilizados na indústria aeroespacial.

Os componentes que utilizam essa matéria-prima dispõem de alta resiliência em condições operacionais extremas. Por exemplo, o composto cerâmico é usado como um isolante na construção de foguetes, que geralmente possuem como um dos materiais principais, o alumínio.

“Em pontos críticos das naves, onde o calor é muito forte, as ligas de alumínio não dão conta do recado. É quando entram em cena as cerâmicas, capazes de resistir a temperaturas muito maiores. Nos foguetes Ariane, a cerâmica é empregada especialmente nos cilindros externos do fundo do motor do foguete principal. No lançamento, os gases expelidos na queima do combustível (hidrogênio e oxigênio líquidos) pelo motor estão a temperaturas muito elevadas, em torno de 3 000°C. Para evitar que esses gases subam e atinjam a parte posterior da nave, um escudo com cerâmica é instalado para protegê-la. O calor da queima também deve ser mantido apenas dentro do compartimento do motor, para não se espalhar pelo resto da estrutura da nave. Por isso o compartimento é revestido de materiais resistentes e isolantes.” Fábrica de foguetes – Superinteressante (super.abril).

Seu método de produção garante um material de qualidade, resistente e com ótimo custo-benefício. Desse modo, o composto cerâmico pode ser utilizado em diversos setores e indústrias, como na construção de satélites, foguetes e afins.

Até a próxima.

Facebook Instagram

Comentários

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *