Obras residenciais: Saiba como iniciar a sua

Como toda construção, as obras residenciais são realizadas a partir de várias etapas. Desde o projeto de arquitetura, os serviços de preparação de terreno, até chegar aos acabamentos finais.

Podemos dizer que são 4 fases essenciais, confira:

  • Estrutura, que abrange fundação, pilares, vigas e laje:

A estrutura é a base da obra, pois qualquer problema pode comprometer a construção. Por isso, é indispensável a utilização de materiais de extrema qualidade.

A fundação transmite as cargas da construção ao solo, ou seja, é projetada de acordo com a carga que irá receber e o tipo de solo em que será construída.

Os pilares têm a função de transmitir as cargas das vigas e lajes para as fundações.

As vigas são na horizontal e são responsáveis por transferir o peso da laje para os pilares, estruturando a obra.

A laje é a superfície plana horizontal que constitui um pavimento ou teto da construção. Recebe diretamente as cargas, transferindo-as para as vigas, e assim por diante.

 

  • Alvenaria:

A segunda etapa da construção pode ser convencional ou estrutural.

A alvenaria convencional é feita com concreto armado e sua principal função é a vedação com a construção de paredes que vão separar os ambientes, além do fechamento de vãos entre vigas e pilares.

Já a alvenaria estrutural dispensa armações de ferro e aço. Ela utiliza blocos de concreto, tendo como função a vedação e a estrutura.

 

  • Cobertura;

A cobertura protege a edificação das águas pluviais, sol, ventos e etc., além de contribuir para o conforto termoacústico. Essa construção pode ser feita de pedras minerais, vidros, madeira e concreto.

O telhado é a cobertura mais utilizada na construção civil, caracterizado por uma estrutura de apoio revestida com telhas.

Após o telhamento, há o sistema de captação de água, que conduz as águas das chuvas para onde o projeto arquitetônico definir.

  • Acabamento

O acabamento reúne a realização de diversos serviços, como assentamento de revestimentos de pisos, paredes e forros, passagem de fiação e finalização de instalações elétricas, pintura em geral e etc., ou seja, essa é uma fase de detalhes.

Essa normalmente é a parte mais demorada e cara da obra, mas há opções para todos os bolsos.

É muito importante ter uma equipe capacitada e materiais de qualidade para um bom resultado na sua construção.

Acesse o site www.ceramicatupiguarani e conheça os melhores materiais para sua obra.

 

Comentários

0 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *